HISTORIC CONCERTS
Ithamara Koorax's engagement at Rio's top just club, "Mistura Fina", in October 2002, celebrating her respectable showings in the Down Beat Readers Pol as one of the world's Top 4 Jazz Singers in 2002.


Ithamara Koorax's first concert in Japan, in 1990, with Pedro Amorim, Mauricio Carrilho, Marcos Suzano and Luiz Otavio Braga


Ithamara Koorax band & crew - Festival do Rio BR 2002
Sponsored by Coca-Cola Light


Ithamara Koorax's first solo concerts, in 1990, at "Rio Jazz Club" (Brasil)


Uma nova cantora no Rio Jazz
Elizabeth Orsini - Jornal do Brasil
January 4, 1990

Há esperança para a MPB. Nos porões sombrios da noite carioca, vozes especialíssimas arriscam tudo pelo prazer de um momento. Foi assim, terça-feira à noite, no Rio Jazz Club, quando a cantora Ithamara Koorax, apadrinhada pela divina Elizeth Cardoso, abriu uma mini-temporada que termina dia 10 de janeiro.

Dirigida e acompanhada pelos teclados de Paulo Malaguti, Ithamara levou uma casa lotada à emoção. Aplaudida de pé, com direito a bis, mostrou um brilho incomum de intérprete de canções. Ainda tímida em sua primeira investida, "Fado", de Danilo Caymmi e Helena Jobim, já na segunda música ela superava a tensão natural com uma interpretação deslumbrante de "Velho Realejo", de Custódio Mesquita e Sadi Cabral. Mas foi a recriação à capela de "Disritmia", de Martinho da Vila, um dos grandes momentos de sua apresentação.

Dotada de um potencial de voz digno de poucos nomes da música brasileira, Ithamara mostra porque levou Elizeth Cardoso a dizer: "Essa moça canta demais, tem uma voz maravilhosa. É uma barbaridade".

Durante uma hora e meia, ela passeou com brilho sobre um repertório exigente. "Oba-lá-lá", de João Gilberto, "Luiza", de Tom Jobim, "Lágrimas do Sul", de Marco Antonio Guimarães e Milton Nascimento, e "Linha de Passe" de João Bosco e Aldir Blanc. O violão irretocável de Guinga acompanhou Ithamara em cinco composições dele em parceria com Aldir Blanc ou Paulo Cesar Pinheiro. O público delirou. Há emoção demais no canto de Ithamara Koorax. Tanto que nem ela aguentou e chorou em "Coração Cromático", de Suely Costa e Tite de Lemos. O público chorou com ela. Que suas lágrimas sirvam, pelo menos, de incentivo às gravadoras. Seu próximo passo é um disco gravado ao vivo. Ela merece. O público também.


ITHAMARA KOORAX & MARCOS VALLE (1993 / 1994)

Ithamara Koorax tira Marcos Valle da praia

Mauro Ferreira - O GLOBO
15 de Novembro de 1993

Quando Ithamara Koorax pensou em convidar Marcos Valle para fazer com ela o "Seis e Meia" do Teatro João Caetano, Albino Pinheiro - diretor do projeto - adorou a idéia, mas fez uma ressalva: "será que você vai conseguir tirar o Marcos Valle da praia?". Ithamara conseguiu, e estréia hoje temporada de duas semanas ao lado de Valle. O autor do "Samba de verão" não vive na praia mas está recolhido na sua casa do Recreio desde 1988, dedicado ao trabalho de composição. É autor de mais de 500 músicas e, nos últimos cinco anos, tem colecionado sucessos na área romântica popular. Algumas destas músicas serão cantadas pela dupla no show, numa releitura da obra de Valle. "Tinha me decidido a ficar somente compondo, fazendo uma música de que eu gostasse e atendesse às necessidades do mercado, mas algumas pessoas não sabem o que estou fazendo e me cobram um show", explica Valle.

O compositor conheceu Ithamara através de Arnaldo DeSouteiro, namorado da cantora. Já tinha ficado amigo dela antes de aceitar o convite para voltar aos palcos. No João Caetano, os dois optaram por recordar somente os grandes sucessos de Valle. "Está sendo uma honra para mim. A minha vida musical tem sido permeada por grandes compositores, a começar pela dupla Guinga e Aldir Blanc, que eu tenho orgulho de ter lançado", diz Ithamara, que está exultante com a gravação que fez especialmente para a trilha da novela "Fera ferida", que estréia hoje na Rede Globo.

A cantora pôs voz em "Corpo e luz", adaptação de André Sperling de um tema de Wagner (a música ganhou letra de Paulo Cesar Pinheiro) e será tema da personagem Margarida Weber, de Arlete Sales. "A novela traz um público grande e, no meu caso, é uma sorte imensa estar em duas novelas das oito seguidamente", gaba-se Ithamara, referindo-se à sua gravação do tema "Joaninha" para a trilha de "Renascer".

Curiosamente, Ithamara e Valle interpretam no show músicas compostas pelo autor de "Viola enluarada" para novelas, no final dos anos 60 e começo dos 70. Quando as tramas tinham trilha criada somente por um compositor, Valle assinou a música de "Selva de pedra", "Véu de noiva" e "Os ossos do Barão". Para esta temporada, criou arranjos diferentes. O roteiro tem de tudo: desde "Estrelar" - o sucesso emplacado por Valle na sua volta ao Brasil em 1980, após dois anos nos Estados Unidos - até hits populares como "Será", conhecido na voz de Fafá de Belém. "As pessoas precisam saber que Valle é o autor de "Bye bye tristeza" e outras músicas", entende Ithamara

********

Review about the concert
"Ithamara Koorax & Marcos Valle"
Marcos Valle deslumbra-se com a técnica irretocável de Ithamara Koorax

Mauro Ferreira - O GLOBO
21 de Maio de 1994

Compositor e músico de formação bossanovista, Marcos Valle está tendo sua obra revisada no show que ele e Ithamara Koorax apresentam no Teatro Rival de quarta-feira a sábado, até o dia 28. O repertório é formado exclusivamente por músicas de Valle - um compositor eclético que já produziu clássicos da bossa nova como o "Samba de verão", temas televisivos e, atualmente, abastece com canções "melosas" o repertório dos cantores ditos "românticos"....Ithamara reafirma a sua magistral categoria de intérprete...é sedutora e arrebata o público...dá uma aula de canto.

E vale lembrar que poucas cantoras conseguiriam se sair tão bem interpretando uma música (difícil) como "Black is beautiful", que parecia definitivamente associada à voz de Elis Regina. Pois Ithamara encara o desafio com garra e êxito...Ithamara Koorax já faz parte do primeiro time de cantoras da música brasileira.


ITHAMARA KOORAX & JOÃO DONATO CONCERTS (2001 / 2003)

Tickets for the "Sua Nota É Um Show/Noite da MPB" legendary concert with Ithamara Koorax, Palmyra & Levita, Joao Donato and Emilio Santiago, at the Concha Acustica amphiteater of "Teatro Castro Alves" (Salvador, Bahia) for 6,000 people, on October 10, 2003. Broadcasted live for all Northern Brazil by "Rede Educadora" TV Network.

Advertisements about the João Donato concert, with special guests Ithamara Koorax and Joyce, at "Bourbon Street", in São Paulo, on April 10 & 11, 2001, filmed for a 2-hour TV special broadcasted by DirecTV network.


 

Ithamara Koorax/João Donato Concert at SESC Pompéia Theater in São Paulo, Brazil, on February 3 & 4, 2001.

Ithamara Koorax (vocal)

João Donato (piano)

Luiz Alves (acoustic bass)

Robertinho Silva (drums)

Concert Producer & Promoter: Sonia Sirimarco.

 


Ithamara Koorax & Dom Um Romão - Sala Funarte - 2001
Clique para ampliar

Ithamara Koorax Sings Luiz Bonfá - BNDES - 1996

Ithamara Koorax - "Rio Vermelho" - Teatro Rival - 1995

 


Edu Lobo & Ithamara Koorax - Sala Cecilia Meirelles - Jazzmania - 1992

Review - Jornal do Brasil - October 17, 1992

Clique para ampliar.

Orquestra Petrobrás Pró Música & Ithamara Koorax
Teatro Municipal - Rio de Janeiro - 1998


Ithamara Koorax & Miele - Bossa Nova do Novo Milênio
Casa de Cultura Universidade Estácio de Sá
Rio de Janeiro - 1998


Ithamara Koorax - Tribunal de Contas - 1998


Dom Um Romão featuring Ithamara Koorax - Band On The Wall
Manchester - UK - 1998

Ithamara Koorax - L´INCONTRO - Tokyo - Japan - 1992


Ithamara Koorax's first European tour, in 1976,
as a member of the Niteroi Educational Center Choir, conducted by Ermano de Sá