LIVE SHOWS 2004

ITHAMARA KOORAX & VICTOR BIGLIONE - SESI

Terças Musicais é um projeto consagrado do Teatro Popular do SESI que apresenta os mais renomados artistas da música contemporânea brasileira ao lado de jovens revelações.

6 de julho - Ithamara Koorax & Victor Biglione

"Um encontro genial entre o melhor guitarrista e a melhor cantora do Brasil". Assim o critico Gustavo Victorino, da revista Backstage, definiu a colaboraçao entre Victor Biglione & Ithamara Koorax, dois artistas de invejavel curriculo e grande projeçao internacional.

Eleita uma das melhores cantoras de jazz do mundo pela revista Down Beat, nos anos de 2000 e 2002, Ithamara já trabalhou com Antonio Carlos Jobim, Luiz Bonfa, Ron Carter, Larry Coryell, John McLaughlin, Sadao Watanabe, Eumir Deodato, Gonzalo Rubalcaba e Hermeto Pascoal.

Virtuose de grande versatilidade, Biglione atuou com Andy Summers, Wagner Tiso, Lee Konitz, Milton Nascimento, Manhattan Transfer, Gal Costa, John Patitucci e muitos outros. Juntos, Ithamara & Victor estabelecem um novo patamar e um novo conceito estético para o duo de voz & guitarra, aventurando-se por um brilhante repertorio com obras de Mancini, Jobim, Legrand, Hendrix, Bonfá, Geraldo Vandré, Joaquin Rodrigo e João Gilberto.

Teatro Popular do SESI
Av. Paulista, 1313 Em frente a estação Trianon-Masp do metrô


ITHAMARA KOORAX & JOVINO SANTOS NETO - UFRGS

Informativo semanal da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS

Jovino Santos e Ithamara Koorax no Piano e Voz

Nesta quinta-feira, 27 de maio, às 19h, acontece o quinto show do Projeto Unimúsica, Série Piano e Voz que, desde janeiro, tem movimentado a cena musical porto-alegrense reunindo excelentes pianistas e cantoras de grande talento. O espetáculo deste mês reúne dois cariocas com carreira internacional: o compositor Jovino Santos e a cantora Ithamara Koorax.

A coordenação do Projeto Unimúsica informa que ainda há ingressos disponíveis para o show de hoje. No início do espetáculol, o público receberá um texto sobre os artistas assinado pelo músico, compositor e arranjador Pedrinho Figueiredo.

Repertório do show
1. Fica Mal com Deus
2. Bye Bye Blackbird
3. Autumn in New York
4. April in Paris
5. Olha Maria
6. La Puerta
7. Estate
8. Iluminada
9. Black is Beautiful
10. Canção do Amanhecer
11. Pra Dizer Adeus
12. Zanzibar
13. I get a Kick out of You
14. Love Dance
15. Manhã de Carnaval
16. Vale da Ribeira
17. Primavera em Flor
18. Cry me a River
19. Carinhoso

Encontro Histórico
por Pedrinho Figueiredo

Preparem-se! É uma estréia mundial de dois artistas que estão soltos no mundo. É como o encontro de duas linhas muito longas que, para nossa sorte, se cruzam no projeto “Unimúsica – Piano e Voz”. Jovino e Ithamara, pela primeira vez, apresentam esse trabalho em duo.

Ambos têm muito o que mostrar: a música desenvolvida ao longo dos anos; as influências adquiridas ao lado de outros grandes músicos; a forma calorosa, e técnica, que imprimem às suas interpretações. É um momento para “encher os ouvidos”.

As “longas linhas” que citei são a história de cada um destes músicos incríveis que encontramos hoje no palco. Lá no início de tudo, bem no “comecinho”, ao nascerem, foram agraciados com um dom divino: Um Grande Talento Musical. O melhor é que eles não são preguiçosos. Encararam seriamente a responsabilidade de ser um artista talentoso e estudaram muito. Foram buscar uma sólida formação em seus instrumentos (e uma visitas a outros instrumentos também). Ouviram muito: quando citam as influências, transparece a curiosidade pelo novo, o bom gosto e o respeito pela música tradicional, também usada como elemento no trabalho de ambos.

Jovino Santos Neto leciona em Seattle (EUA) e viaja pelo mundo apresentando o seu trabalho, e ensinando técnica de composição, música em grupo e ritmos latinos nos mais importantes encontros de música. Com vários prêmios por sua atuação na cena americana, destaca-se o de composição em jazz, dado pela Chamber Music America, no ano passado.

Conversando com Jovino, você descobre uma pessoa apaixonada por música da forma mais plena possível. O seu gosto não está restrito às questões técnicas somente, ele vibra ao falar de todo tipo de expressão musical. Parece que a convivência com o grande bruxo, Hermeto Pascoal, impregnou-o com a idéia de que existe música em qualquer lugar, através de qualquer coisa que produza som. É incrível e intenso. Isto aparece claramente nas composições e na forma de tocar deste pianista que, além de toda esta capacidade de inspiração, desenvolveu uma técnica apuradíssima, que lhe permite colocar as idéias mais ousadas em prática. Pode-se escutar superposições rítmicas e tonais que deixam o ouvinte em dúvida se realmente estão sendo executadas por um único músico. Com toda essa sensibilidade, reconheceu em Ithamara a parceira ideal para este espetáculo. Parceria na paixão pela boa música e na capacidade técnica conjugada com uma interpretação emocionante.

Ithamara Koorax conquistou um lugar de destaque no país do jazz: foi considerada, pela revista Down Beat, em 2002, a quarta melhor cantora de jazz do mundo - numa lista de cantoras que traz somente as grandes intérpretes. E este não é o único prêmio. Seus discos, comercializados em vinte países, têm recebido críticas maravilhosas, e, acredito, o grande prêmio foi a convivência com os maiores nomes da música brasileira e internacional, pois a ficha técnica dos discos mais parece fruto de um trabalho de pesquisa para uma lista “quem são os melhores em cada instrumento”. Entre eles estão Tom Jobim, John McLaughlin e Ron Carter.

Ithamara valoriza muito os arranjos e instrumentistas em seus discos, mantendo sempre um ambiente com belas intervenções instrumentais e solos de muito bom-gosto, compondo uma moldura perfeita para suas interpretações. E fica claro, pelo amplo espectro de estilo musical do repertório, que para ela a boa música sempre é possível. Para nós, escutando a sua voz, fica claro que com ela a boa música é inevitável.

ITHAMARA KOORAX & TRIO - MUSEU DO AÇUDE

No dia 25 de Abril, Ithamara Koorax foi a atração musical do sofisticado Brunch Cultural do Museu do Açude, no Rio de Janeiro. Acompanhada por seu trio, cantou jóias como "Ligia", "Se Queres Saber", "My Favorite Things", "I Get A Kick Out of You" e "Absolut Lee", tema da novela "Celebridade".


Ithamara Koorax and her trio performed on April 25 in the sophisticated Cultural Brunch at the "Museu do Açude", in Rio de Janeiro. The repertoire included, among other songs, Jobim's "Ligia" and many jazz standards such as "My Favorite Things" e "I Get A Kick Out of You". Another highlight was Jobim's gorgeous bossa-ballad "Absolut Lee", Koorax's current hit, included in the soundtrack of the soap opera "Celebridade". Its soundtrack album has sold over 450,000 copies and remains in the Top 10 chart for seven months (currently is # 3).


24 de abril de 2004
Globo Online - CULTURA

Ithamara Koorax canta no Brunch Cultural do Museu do Açude

Notas musicais bem temperadas e afinação perfeita nos pratos. Com acontece em todo último domingo do mês, esta semana o Museu do Açude promove mais um Brunch Cultural - evento que une com bom gosto música e gastronomia. Desta vez, a cantora Ithamara Koorax apresenta as canções do CD "Love dance", enquanto o bufê fica a cargo de Natacha Fink e Mário de Andrade, da Casa dos Sabores.

Ao lado de Paula Faour (teclados), Jorge Pescara (baixo) e Cesar Machado (bateria), Ithamara canta as músicas de "Love Dance", eleito um dos cinco melhores álbuns de 2003 pela revista de jazz "Down Beat" - atrás de Norah Jones, Steely Dan, Radiohead e The Roots. No repertório, destaque para "Ligia" (Tom Jobim), "My favorite things" (Rodgers/Hart), "Se queres saber" (Peter Pan) e "I get a kick out of you" (Cole Porter).

Para esta edição, a Casa dos Sabores preparou um menu de aves, carnes, legumes e peixes grelhados. Destaque para as entradas frias como a salada de frutas ao vinagrete (abacaxi, manga e morangos marinados em vinagrete de balsâmico e hortelã) e para sobremesas como o rocambole de frutas vermelhas.

Os pais que quiserem levar seus filhos podem ir despreocupados. A equipe de recreadores Tempo de Brincar diverte as crianças de até dez anos com oficinas de arte, brincadeiras e jogos.

BRUNCH CULTURAL O almoço de domingo do Museu do Açude contará com show de Ithamara Koorax, que apresenta as músicas do CD "Love dance". No bufê, aves, carnes, legumes e peixes grelhados. Recreação para crianças de até 10 anos. Museu do Açude: Estrada do Açude 764, Alto da Boa Vista - 2492-5443. Dom, das 11h30m às 16h30m. O show começa às 14h30m. R$ 38 (bebidas e serviço não estão incluídos). Crianças de até 7 anos não pagam e de até 12 anos pagam meia-entrada.

ITHAMARA KOORAX & TRIO - BUZIOS

Ithamara Koorax realizou apoteótico show com seu power-trio em Buzios, ao ar livre, dia 10 de Abril, lotando a Praça Santos Dumont. Destaques do repertório: "Take It Easy My Brother Charlie", "Cala Boca Menino", "Black Is Beautiful", "Que Maravilha", "Desafinado". Após a última canção, "Mas Que Nada", Ithamara e seu grupo foram ovacionados, retornando ao palco para o bis com "Aquarela do Brasil".

Ithamara Koorax and her power-trio did a thrilling performance in Buzios, on April 10, at the Santos Dumont Square, performing such songs as "Take It Easy My Brother Charlie" (Jorge Benjor), "Black Is Beautiful" (Marcos & Paulo Sergio Valle), "Desafinado" (Jobim & Newton Mendonça), and "Brazil" (Ary Barroso), receiving a standing ovation.

ITHAMARA KOORAX & VICTOR BIGLIONE - LE CANTON

Ithamara Koorax e o superguitarrista Victor Biglione apresentaram-se dia 23 de Fevereiro, no paradisíaco "Le Canton" (www.lecanton.com.br), em Teresópolis. No repertório, novos arranjos para temas como "What Are You Doing The Rest of Your Life", "Love Dance", "People Make The World Go Round", "Fica Mal Com Deus", uma adaptação para o célebre adágio do "Concierto de Aranjuez", e vários standards. Entre eles, "Fly Me To The Moon", de Bart Howard, falecido dois dias antes, a quem o show foi dedicado. O recital marcou o início da colaboração entre Koorax e Biglione, que estarão realizando várias outras performances, no Brasil e no exterior, no decorrer de 2004. O curriculo de Biglione inclui shows e gravações com nomes do porte de Lee Konitz, Milton Nascimento, Manhattan Transfer, Sergio Mendes, Wagner Tiso, Steve Hackett, além do aclamado duo com Andy Summers no CD "Strings of Desire".

Ithamara Koorax and the ace guitarist Victor Biglione performed a very special concert at "Le Canton", in Teresopolis, on February 23. The repertoire included "What Are You Doing The Rest of Your Life", "Aranjuez", "Love Dance", "Fica Mal Com Deus" and several standards such as "Fly Me To The Moon", whose composer, Bart Howard, had passed away on February 21. Koorax and Biglione dedicated the concert to his memory. That concert was the first in a series of concerts that Koorax & Biglione will perform as a duo during 2004, both in Brazil and abroad.

The virtuoso Brazilian acoustic & electric guitarist Victor Biglione, also acclaimed as arranger and composer, has been in intense activity during the last two decades, always showcasing his talent and versatility. biglione has recorded and played with such renowned artists as Lee Konitz, John Patitucci, Manhattan Transfer, Stanley Jordan, Eumir Deodato, Wagner Tiso, Sergio Mendes, Andy Summers (former member of "The Police"), Steve Hackett (Genesis), Milton Nascimento, and Paulinho da Costa, among other two hundred names. Biglione has toured all over the world, performing in the most important jazz festivals (Montreux, Montreal, New York Guitar Festival), as well as at New York's Lincoln Center and Blue Note. Biglione is featured in two Grammy-winning albums: Nanhattan Transfer's "Brazil", in 1998, and Milton Nascimento's "Crooner", winner of the "Latin Grammy" in 1996. He won two prizes in the movie field: the "Kikito" award for best soundtrack at the 1996 Gramado Film Festival, and an award for best song at the"1990 Rio International Cine Festival".

Encontro Genial
Gustavo Victorino - Revista Backstage - Janeiro de 2004

O melhor guitarrista e a melhor cantora do Brasil estão silenciosamente preparando um trabalho juntos. A admiração recíproca é antiga, mas a agenda atrapalhava.

O encontro de Victor Biglione e Ithamara Koorax tem tudo para virar um CD antológico, mas acho que esse privilégio vai ficar apenas para os gringos e japoneses. As gravadoras daqui preferem continuar nos empurrando o KLB.

 

ITHAMARA KOORAX WITH SPECIAL GUEST MARIO CASTRO-NEVES - "PARTITURA"

After the sold-out performances last weekend, Ithamara Koorax will be performing once again at Rio's new jazz venue, Partitura (Av. Epitácio Pessoa, 5030, Lagoa), on January 16 & 17, 2004, with the NY-based legendary bossa nova master pianist MARIO CASTRO-NEVES as her very special guest. Showtime: 9:30PM. Koorax is celebrating the Brazilian release of her latest CD, "Love Dance" (Milestone/Som Livre), voted one of the best albums of 2003 by Down Beat and The Independent Weekly magazines (for more details, please refer to the "Awards" section on this website). Castro-Neves is one of the featured artists on "Love Dance", for which he composed the song "Someday".

Backed by her regular touring trio - Paula Faour on piano, Jorge Pescara on bass, and Cesar Machado on drums -, Koorax will perform such songs as"Someday", "Nice Work If You Can Get It", "Helena and I", "Ligia", "April in Paris", "Daytripper", "My Favorite Things", "I Get A Kick Out of You", "Goin' Out of My Head", "Un Homme et Une Femme", "Corcovado", "I Never Went Away", "The Shadow of Your Smile", "The Look of Love" and "I've Got You Under My Skin", among other standards.

Devido ao sucesso dos shows com lotação esgotada no ultimo final de semana, Ithamara Koorax fará mais duas apresentações do show "Love Dance" no Partitura (Av. Epitácio Pessoa, 5030, Lagoa), dias 16 & 17 de Janeiro de 2004, às 21:30hs. Desta vez, recebe como convidado super-especial o lendário pianista, compositor e arranjador MARIO CASTRO-NEVES, um dos grandes pioneiros da bossa-nova, e que veio de New York especialmente para esses shows. Ithamara celebra o lançamento nacional (via Som Livre) do CD "Love Dance", eleito um dos melhores discos de 2003 pelas revistas Down Beat e The Independent Weekly, e que inclui a música "Someday", composta especialmente para o álbum por Mario Castro-Neves.

No repertório do show estão músicas como "Someday", "Nice Work If You Can Get It", "Helena and I", "The Look of Love", "Got To Be Real", "Ligia","April in Paris", "Daytripper", "The Windmills of Your Mind", "My Favorite Things", "I Get A Kick Out of You", "Corcovado", "I Never Went Away", "Black is Beautiful", "Un Homme et Une Femme" e vários outros standards. Participações de Paula Faour (piano), Jorge Pescara (baixo) e Cesar Machado (bateria).

15 de janeiro de 2004 Versão on line
Globo Online - Plantão


Ithamara Koorax faz mais dois shows no Rio

RIO - Devido ao sucesso de seus shows no último fim de semana, a cantora Ithamara Koorax volta ao palco do Partitura (Av. Epitácio Pessoa 5.030 - Lagoa) para mais duas apresentações, nos dias 16 e 17, às 21h30. Desta vez, ela recebe o reforço do pianista Mario Castro Neves, que veio de Nova York, onde mora, especialmente para o show.

No espetáculo, a cantora apresenta canções do CD "Love dance: The ballad album", que inclui "Someday", composta por Castro Neves especialmente para o disco. O repertório do álbum inclui também canções como "April in Paris" e "As time goes by". O roteiro do show traz desde Jorge Ben Jor ("Mas que nada") até Cole Porter ("I've Got You Under My Skin"), passando por Marcos Valle ("Samba de Verão") e Tom Jobim ("Corcovado").

 

ITHAMARA KOORAX - MISTURA FINA

Ithamara Koorax will be performing at Rio's top jazz club, Mistura Fina, on January 2 & 3, 2004. Showtime: 8:00PM and 10:30PM. Koorax will celebrate the Brazilian release of her latest CD, "Love Dance" (Milestone/Som Livre), voted one of the best albums of 2003 by Down Beat and The Independent Weekly magazines (for more details, please refer to the "Awards" section on this website).

Backed by her regular touring trio - Paula Faour on piano, Jorge Pescara on bass, and Cesar Machado on drums -, Koorax will perform such songs as "Love Dance", "Ligia", "April in Paris", "My Favorite Things", "I Get A Kick Out of You", "Goin' Out of My Head", "Un Homme et Une Femme", "Someday", "I Never Went Away", "The Shadow of Your Smile", "The Look of Love" and "I've Got You Under My Skin", among other standards.


Pelo quarto ano consecutivo, Ithamara Koorax abre a temporada do Mistura Fina (Rio de Janeiro), dias 2 & 3 de Janeiro de 2004, com sessões às 20:00 e 22:30hs. Recordista de público na história do Mistura Fina, onde se apresenta desde 1990, Ithamara celebra o lançamento nacional (via Som Livre) do CD "Love Dance", eleito um dos melhores discos de 2003 pelas revistas Down Beat e The Independent Weekly.

No repertório, músicas como "The Look of Love", "Got To Be Real", "Ligia", "April in Paris", "The Windmills of Your Mind", "My Favorite Things", "I Get A Kick Out of You", "Someday", "I Never Went Away", "Black is Beautiful", "Un Homme et Une Femme" e vários outros standards. Participações de Paula Faour (piano), Jorge Pescara (baixo) e Cesar Machado (bateria), com roteiro de Arnaldo DeSouteiro.

3 de janeiro de 2004 - Versão on line
Globo On Line - Cultura

Jazz com timbre brasileiro

Leonardo Lichote

Uma badalada cantora de jazz, apontada pela revista Down Beat - uma bíblia do jazz - como uma das melhores do mundo, está no Mistura Fina este fim de semana. Shirley Horn? Norah Jones? Jane Monheit? Não, essas ficaram atrás dela na eleição da revista. A atração da casa da Lagoa é a brasileiríssima Ithamara Koorax, que lança o CD "Love dance: The ballad album".

No show, ela adiciona outros clássicos ao repertório do disco, que traz canções como "April in Paris" e "As time goes by". O roteiro traz desde Jorge Ben Jor ("Mas que nada") até Cole Porter ("I've Got You Under My Skin"), passando por Marcos Valle ("Samba de Verão") e Tom Jobim ("Corcovado"). O pai da bossa nova, aliás, quando gravou com Ithamara disse que "ela é uma das melhores cantoras da cena e ponto".

ITHAMARA KOORAX Jazz. A cantora apresenta o CD "Love dance: The ballad album".

Mistura Fina: Av. Borges de Medeiros 3.207, Lagoa - 2537-2844. Sáb, às 20h e às 23h. R$ 35.

 

Rio, 03 de janeiro de 2004 Versão impressa
O GLOBO - SEGUNDO CADERNO

Ithamara para brasileiro ver

Respeitada nos EUA e no Japão, cantora lança CD no Mistura Fina

Cantora admirada pelo meio jazzófilo americano e querida do mercado japonês, Ithamara Koorax abre a temporada 2004 do Mistura Fina, em duas apresentações hoje, às 20h e 23h, apresentando o disco “Love dance: The ballad album”, que chegou por aqui no ano passado, pela Som Livre, mas que foi produzido e lançado em 2002 nos EUA pelo conceituado selo de jazz Milestone.

No repertório do álbum, eleito um dos cinco melhores de 2003 pelas revistas “Down Beat” e “Independent Weekly”, clássicos como “Lígia”, de Tom Jobim; “April in Paris”, de Vernon Duke e Yip Harburg; “Olha, Maria”, de Chico Buarque, Tom Jobim e Vinicius de Moraes; “O amor é chama”, de Marcos e Paulo Sérgio Valle; entre outras.

Alçada pela crítica internacional ao mesmo patamar de estrelas como Cassandra Wilson e Dianne Reeves, por aqui Ithamara ainda divide opiniões. Há quem acha que ela desperdiça sua técnica em interpretações equivocadas. Os shows de hoje podem ser outra oportunidade para tirar a prova.